Balistae

Estas são as máquinas que se encontram construídas e completamente operacionais e que podem ser utilizadas em qualquer evento.

Medieval Balista
Balista Medieval

Balista Medieval

A bateria do CERCO21 é composta por três balistas medievais e está pronta para tomar qualquer castelo ou defender fortificações.

Todas as máquinas têm uma construção semelhante, variando no tamanho e desempenho. São exemplos de artilharia de torção com sistema de armar com guincho e sistema de disparo com noz de gatilho.

Máquinas deste tipo foram utilizadas em Portugal pelos cruzados durante o cerco de Lisboa e na conquista de Silves.

 

   
Roman Balista
Balista Romana

Ballistae Romana

O Scorpio Romano tem as proporções “vitruvianas” e está dimensionado para disparar dardos de 3 1/2 span. Usa o sistema de calhas deslizantes e um disparador de garra e alavanca numa estrutura de madeira com um desenho elegante.

 

   

Catapultas

As nossas catapultas tal como as nossas balistas são resistentes, tem excelente aspecto e são 100% funcionais.

Medieval Square Catapult
Catapulta Medieval Quadrada

Catapulta

Ao desenhar esta máquina, o CERCO21 seguiu o desenho mais clássico e facilmente identificável do arquétipo da “catapulta”.
A sua configuração, com um braço com “colher” e a barra transversal de amortecimento colocada em ângulo recto, é icónica na cultura popular, tendência reforçada com o livro do Marsden.
Historicamente, tanto pode servir como um Onager (onagro) romano ou como um Mangonal medieval, sendo neste caso equipado com o sistema de “colher” para atirar projécteis em arco.
O nosso modelo padrão deverá ter um desempenho capaz de enviar projécteis de 2,5 kg a mais de 250 metros.

 

Este modelo está em fase de testes. Veja as imagens dos primeiros testes e disparos, aqui.

 

Medieval Sling Catapult
Catapulta Medieval

Catapulta

Esta variação do desenho anterior será mais eficiente que o desenho “rectangular”: o amortecimento inclinado permite um maior ângulo de trabalho para o braço que será ainda provido com uma funda. A máquina será também ligeiramente maior que o modelo “rectangular”.
Será feita uma avaliação pormenorizada dos riscos de segurança em funcionamento (ler Amiano Marcelino, XIV.4.28) antes de considerar a sua utilização em eventos públicos.

 

 

Este modelo está em fase de projecto, veja as imagens aqui

.

 

 

Munição

Virotes

Catapulta
Virotes

Virotes "normais".

 
Catapulta
Virotes Aerodinamicos